*Oxalá* – Epa epa Babá! (yorubá); Epa epa(exclamação de
surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)
*Omulu/Obaluaie* – Atoto! (yorubá); Atoto (Silêncio) –
Silêncio! Ele está entre nós!
*Oxóssi* – Okê arô! (yorubá); Okê (monte); arô (título
honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!
*Oxum* – Ora iê iê ô ! (yorubá); Salve a Senhora da bondade!
*Ogum* – Patakori Ogun! (yorubá) ou ainda, Ogunhê! (brado
que representa o força de Ogun) pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra
em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
*Yemanjá* – Odô-fe-iaba! (yorubá) ou ainda, Odô iá!; Odô
(rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora do Rio (das águas) !
*Xangô* – Kawô Kabiecile! (yorubá) Ká (permita-nos); wô
(olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um
chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!
*Iansã* – Eparrê Oiá! (yorubá); Eparrê (saudação a um dos
raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos
majestosos ventos de Oyá!
*Ibêji* – Oni Beijada! (yorubá) ou ainda, Beji, Beijada!;
Ele é dois!
*Nanã* – Saluba Nanã! (yorubá); Salve a Senhora Mãe de todas
as Mães
*Ossaim* – Euê-ô! Euê-ô! Euê-ô! (yorubá)
*Ewe* folhas; O (sufixo para salve) – “Salve o Senhor das
folhas!”
*Preto Velho* – Adorei as Almas!
*Caboclo* – Okê, Caboclo!; “Salve o Grande Caboclo”
*Boiadeiro* – Xetro marrumbaxetro! Xetruá! Significação
desconhecida. (Figuração onomatopéica).
*Exú* – Laroyê exú! (yorubá) ou ainda, Exú é mojubá!;
“Saudação amiga à Exú” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) – “Exú gosta
de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
*Crianças* – Oni, beijada!; “Ele é dois!” , saudação igual a
dos orixás Ibeji.
*Ciganos* – Arriba!
*Malandros* – Salve a Malandragem ! ou ainda, Acosta!
Malandro
*SAUDAÇÕES PESSOAIS*:
*Saravá, Motumbá,
Kolofé, Mukuiu, Mojubá*
*Mukuiu* é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e
derivadas) a resposta é = *Mukuiu N´Zamby* (que Deus te abençoe).
Já para os Jejê e Ketu (derivadas), o pedido de benção será
= *Kolofé* e a resposta = *Kolofé Olorum*.
Entre os grupos Nagôs (yorubás) a temos a saudação na
chegada ou quando se encontram: *Motumbá*
e a resposta é: *Motumba Axé, ou motumbalasè ( Motumbalaxé)* mas essa
normalmente tem um significado mais específico.
*Baba mi motumbá* = (pai me abençoe)
O que é Axé (Asè): Na língua iorubá, axé significa “poder”,
“energia”, “força” presentes em cada ser, em cada coisa. Nas religiões
afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode
ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos
espíritos homenageados em um ritual religioso. Dentro e fora do contexto
religioso, axé é uma
saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas
energias.
*Saravá* ficou uma saudação genérica entre a maioria das
casa de Umbanda, independente da sua derivação. Algumas correntes Umbandistas
também usam o *Namastê*, que siginifica: “o Deus que habita em mim, sauda o
Deus que habita em você”. Palavra pequena, mas de um grande
significado.
*OUTRAS SAUDAÇÕES*:
*Êpa Babá* = saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com
admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
*Okê! Okê Arô!* = saudação ao Orixá Oxossi significa
Autoridade, rei, que fala mais alto, ou seja salve o Rei que é aquele que fala
mais alto.
*Ogum iê!* = saudação ao Orixá Ogum, significando salve
Ogum.
*Kaô kabecilê! (ou Kaô kabecilê obá)* = Saudação ao Orixá
Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa.
*Okê Arô ou Oke Odé ou Okê Oxossi* – Salve, aquele que
grita, brada. Salve o caçador! Salve Oxossi! Também usado como saudação
*Epa Hei* = saudação a Orixá Iansã e significa falar com
espanto Olá. Esse espanto de grandeza de admiração ao ver o Orixá e dizer a ele
Olá Iansã, Olá Oiá.
*Odoiá ou Odociaba* – saudação a Orixá Yemanjá e ambas
significam “ Mãe das águas”.
*Atotô* – saudação para o Orixá Omolu, significando
“Silêncio! Ele está aqui!”.
*Saluba Nanã* - saudação a Orixá Nanã Buruquê, cujo
significado é: “nos refugiamos em Nanã” ou Salve, a Senhora do posso, da
lama”..
*Kobalaroyê* = "Aquele que tudo vê e fala, eu te
saudo". Esta ligado ao culto de Ifá e que são tão negligenciados hoje em
dia até pelos seus El'esu ou "Sacerdote de Esu"!
*Laroyê, Exu! Exu é mojubá!*– Mensageiro, Exu! Exu a vós meus
respeitos!
*Mojubá* – significa respeito, os meus respeitos. Uma
saudação em que a pessoa externa seus respeitos a outra pessoa, Orixá ou
Entidade.
*Xetruá, Xetu, Marumbaxetu, Xetua* Boiadeiro ou ô Boi! –
Usada para Boiadeiros. Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte. (já
tenho visto esta mesma saudação com outras grafias {maneira de escrever} como
Getruá! – Jetruá!, dependendo talvez dos cultos que as diversificam, dentro dos
Templos, Centros ou Casas aonde a “Linha de Boiadeiros” é praticada.
Desculpa, mas as saudações em yorubá estão incorretas.
ResponderExcluirA língua yorubá é complexa,as acentuações muda nas mesmas palavras dando um significado completamente diferente na mesma palavra.
ResponderExcluirSugiro entrar em contato com um oluwo para dar as informações corretas.
Corrigindo a grafia e a tradução.