Os principais sintomas da mediunidade são:
- Sintoma clássico: Suor excessivo nas mãos e axilas, principalmente nas mãos, ficam molhadas e quase geladas. Os pés também podem ficar gelados; as maçãs do rosto vermelhas e quentes e as orelhas ardem.
- Depressão Psíquica: A pessoa fica totalmente instavel, passando de uma grande alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e sente uma profunda solidão. É como se o mundo todo estivesse voltado contra ela. É facilmente irritável e, nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos aqueles que mais gostam.
- Alterações no sono: Sono profundo ou insônia. A insônia é provocada pela aceleração no cérebro devida a vibração. Os pensamentos voam de um assunto para outro, incontroláveis, e a pessoa não consegue dormir. O sono profundo é devido à perda de ectoplasma, de força vital. Há um enfraquecimento geral do organismo e as vibrações da pessoa são reduzidas.
- Perda de equilíbrio e sensação de desmaio: A perda de equilíbrio é uma sensação muito rápida. A pessoa pensa que vai cair e tenta se segurarem alguma coisa, mas a sensação termina antes que ela consiga fazer qualquer gesto. É extremamente desagradável. A sensação de desmaio ocorre quando a vibração abandona a pessoa bruscamente. Ela fica muito pálida e tem que sentar para não cair. As vezes ocorre a sensação de vômito ou diarréia. Um copo de água com bastante açúcar e respiração pela narina direita normalmente bastam para contornar essa situação.
- Taquicardia: Comum em algumas pessoas. Há uma súbita alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, fruto do aceleramento provocado pela vibração atuando.
- Medos e Fobias: A pessoa fica com medo de sair sozinha, de se alimentar, de tomar remédios, pois acha que tudo lhe fará mal. As vezes tem medo de dormir sozinha ou com aluz apagada. É muito comum também, uma total insegurança em tudo que vai fazer.
(Umbanda Luz e Conhecimento)